sexta-feira, 30 de maio de 2014

Não Entre em Pânico! O Mochileiro das Galáxias

Regra n° 1: Não entre em pânico!
Regra n° 2: Não esqueça sua toalha!
Regra n° 3: Nunca deixe um vogon ler poesias para você!
Regra n° 4: Ame o Marvin <3

Todo nerd que se preze gosta do Mochileiro. Ou já leu ou já assistiu ao filme. A pouco tempo eu não conhecia nem um, nem outro, mas agora, sou oficialmente um nerd!
A trilogia de cinco O Mochileiro das Galáxias, do autor Douglas Adams, conta a história de Arthur Dent e Ford Prefect, dois amigos que embarcam em uma aventura pelo Universo, viajando loucamente no espaço e no tempo.
Arthur Dent um belo dia acorda e vai se deitar na frente de um trator. Motivo? Queriam demolir sua casa. Só que ele, nem ninguém do planeta, fazia a menor ideia que a Terra estava no meio do caminho dos vogons, uma raça de burocráticos alienígenas que precisam construir uma via expressa hiperespacial intergaláctica. E para isso, precisavam desintegra-la.
Felizmente, Ford Prefect é na verdade um extraterrestre que ficou preso na Terra por acidente. Ele é um mochileiro que viaja o Universo em busca de aventuras. Assim sendo, Ford conta os planos dos vogons a Arhur, e antes que a Terra vá literalmente pelos ares, os dois conseguem entrar numa das naves.
De posse de uma edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, Ford ensina a Arthur quase tudo o que ele precisa saber por enquanto.
A partir daí começa a mais sem noção aventura pelo Universo.

O primeiro livro é, na minha opinião, o segundo melhor da série, atrás apenas do quarto, Até Mais, E Obrigado Pelos Peixes.
A série mistura humor, sarcasmo, ficção científica e drama com a quantia certa de cada. São livros pequenos e empolgantes que você lê em poucas horas. O Mochileiro ganhou um espaço na minha "listinha" de séries que amo!
Além dos dois protagonistas, Adams nos apresenta alguns outros personagens igualmente apaixonantes, como o Zaphod Beeblebrox, o presidente de duas cabeças da galáxia, Tricia McMilan, uma humana que havia viajado com Zaphod, e Marvin, o andróide paranóide.
O Marvin rende as melhores cenas dos livros e é talvez a criatura mais depressiva e mais amada de todos os Universos. Como não amar o Marvin?
A história da união de todos eles começa quando Zaphod vai inaugurar uma nave que funciona à base de um gerador de improbabilidade infinita e acaba roubando e se auto-sequestrando. E nessa onda e coisas improváveis que beiram a impossibilidade, a nave resgata Arthur e Ford da morte certa no vácuo do espaço.
E assim os livros seguem, desconstruindo o conceito de que os livros tem que ser lógicos para serem bons. A série é totalmente louca e escrita de uma forma totalmente nova e isso só acrescenta valores a ela. Você não precisa entender o que é uma máquina Sintetizadora Nutrimática de Bebidas ou porque raios a resposta para a grande pergunta fundamental é 42. Você só precisa aceitar tudo e se divertir!

Em ordem, os livros são:
1. O Guia do Mochileiro das Galáxias
2. O Restaurante no Fim do Universo
3. A Vida, o Universo e Tudo Mais
4. Até Mais, E Obrigado Pelos Peixes
5. Praticamente Inofensiva
O quarto é meu favorito, e o quinto, embora muitos não gostem, é quase tão bom quanto o primeiro. O segundo não é lá tão legal mas tem seu valor, e o terceiro me ganha pelo começo muito legal. Enfim, amo todos!
As capas são bastante criativas e dão dicas de alguns fatos do livro, sem spoiler e sem ser óbvio. Isso é genial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário