sexta-feira, 23 de maio de 2014

O inverno ainda está chegando...

O segundo livro de As Crônicas de Gelo e Fogo começa logo após o fim do primeiro, quando um cometa vermelho passa no céu de Westeros e Essos, podendo ser visto por qualquer pessoa em um dos continentes.
Neste livro, George R.R. Martin foca nas intrigas, tramas e traições que envolvem a guerra pelo Trono de Ferro. Aqui, todo mundo quer ser o rei!
Força de expressão à parte, os Sete Reinos agora contam com quatro soberanos que se intitulam reis: Joffrey Baratheon (cof cof... Lannister), o herdeiro "legítimo" do Trono de Ferro; Stannis Baratheon, o rei do Mar Estreito, irmão mais novo de Robert que acusa a rainha Cersei de incesto e diz que Joff é fruto de seu amor com o irmão; Renly Baratheon, o rei de Jardim de Cima, o irmão caçula de Robert, que reivindica o trono alegando ser o único preparado para sentar nele; e Robb Stark, declarado por seus vassalos o Rei do Norte.
Em A Fúria dos Reis, a teia que começou a ser tecida no livro anterior se complica ainda mais, com o surgimento de novos personagens e o amadurecimento dos antigos. Surgem novos pontos de vista.
Todos os personagens passam por situações nas quais precisam tomar decisões importantes que os ajudam a "evoluir" para um degrau acima em meu conceito.
As estrelas do livro foram Tyrion Lannister e Arya Stark. Tyrion foi quem teve mais pontos de vista e ganha grande destaque, arquitetando planos geniais e acrescentando um toque de humor às intrigas de Porto Real. Arya se mostra cada vez mais corajosa, embora tenha que se submeter a homens maus em Harrenhal. No entanto os meus favoritos, me julguem, foram Theon Greyjoy, que ganhou um destaque inesperado, e Sansa Stark, que se mostrou a típica mocinha injustiçada e adoro isso nela.
Em geral, o livro é tão eletrizante quanto o primeiro, exceto nos capítulos da Catelyn e do Davos, que achei meio chatos, embora ambos vivam partes muito importantes no desenrolar da história. Cat, com o filho Robb, e Davos com Stannis e Melisandre.
Daenerys teve poucos pontos de vista, mas podemos observar seu enorme desenvolvimento, e o de seus dragões, que crescem a cada dia e ainda prometem muito ação!
Outro tema abordado em A Fúria dos Reis é a magia. Descobrimos que "a noite é escura e cheia de terrores" com Melisandre de Asshai, uma personagem misteriosa, que embora pouco vista, nessas poucas vezes mostra as garras e conquista seu espaço. Bran também, com seus sonhos de lobo, parece desenvolver algum tipo de dom ao longo do livro e suponho que ele será um dos personagens principais no desfecho dessa saga.
Na Muralha e além dela, Jon Snow, o bastardo de Winterfell, mostra que o iminente inverno virá acompanhado de assustadores inimigos. Ele parte com os outros patrulheiros para lá da Muralha e acaba conhecendo e se envolvendo com a selvagem Ygritte. São ótimos capítulos.
Os lobos dos Stark e os três dragões da Danny são um show à parte no livro!
A Fúria dos Reis funciona mais com uma ponte que liga o começo ao magnífico desenrolar da trama, e faz muito bem seu papel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário