terça-feira, 27 de maio de 2014

The Rains of Castamere [SPOILER A TORMENTA DE ESPADAS]

Se você ainda não viu a resenha de A Tormenta de Espadas clique aqui.
Agora que estamos só nós que já lemos o livro ou os mais ousados, aqui vai ter uma chuva de spoilers!
Falando em chuva, leiam um trecho de As Chuvas de Castamere:
"E assim falou, e assim falou,
o senhor de Castamere,
mas agora a chuva chora no seu salão,
e ninguém está lá para a ver."
Meus deuses! Essa música me dá arrepios!
Enfim, começando com os spoilers quero dizer que a luta do Beric Dondarrion com o Cão de Caça por algum motivo me marcou em especial. Eu amei o trecho e simplesmente me tornei fã de ambos! Esse lance do Beric ter sido morto seis vezes e ser trazido de volta por Thoros de Myr me encantou! Eu torci muito para que o Beric fosse o prometido Azhor Ahai de Melisandre, afinal, notoriamente ele é abençoado por R'hollor e usa uma espada em chamas (a Luminífera?)
Bem, não vou seguir a ordem cronológica dos fatos por que quero deixar o melhor para o final.
Então, a morte do Joffrey. Com certeza um dos momentos mais esperados por todos. Acho que ninguém aguentava mais Sua Graça, mesmo aqueles que, como eu, gostavam dele. No casamento de Joffrey e Margaery, um vinho envenenado põe fim à vida do personagem mais odiado de todos os tempos. Foi lindo *-*
Tyrion foi acusado pela morte do sobrinho, afinal ele tinha todos os motivos do mundo para fazer isso.
Vamos ao julgamento por combate do Tyrion! Gente, fui o único que entrou em desespero com isso? Li esse capítulo no ônibus e quase gritei na hora que o Montanha matou o Oberyn.  Foi muito épico! Eu pensei: "O Tyrion está fodido lascado!"
Mas todos sabemos que nosso anão favorito não se deixaria morrer e fugiu, não antes de matar seu pai e Shae. A morte de Tywin Lannister me chocou. Eu esperava que o personagem, em toda a sua majestade, sobreviveria até o final da série, infernizando a todos, mas Tyrion acabou com a minha expectativa ao disparar com uma besta enquanto o lorde do Rochedo Casterly "sentava em seu trono".
Indo de Porto Real para a Muralha... A invasão dos selvagens na Muralha tirou meu fôlego! Deuses, que sensacional! Eu amei a batalha e me tornei ainda mais fã dos patrulheiros. E... a morte da Ygritte me doeu. Eu tinha me apaixonado pela beijada pelo fogo e quando ela morreu meus olhos marejaram.
E bem, chegamos enfim ao Casamento Vermelho. A cena se passou mais ou menos na metade do livro, antes da morte do Joffrey, mas merece destaque como a melhor cena do livro! E também a pior! Não tem como não sofrer com a cruel matança que se abateu sobre o Jovem Lobo.
Com certeza o Casamento Vermelho é um divisor de águas. Há As Crônicas antes do casamento, e há As Crônicas depois do casamento. Tudo muda a partir de então.
A história teve início quando Robb Stark prometeu casar-se com uma das filhas/netas/bisnetas do lorde Walder Frey em troca de seu exército. O Senhor da Travessia concordou e ficou muito empolgado com isso. No entanto, eis que Robb, impulsionado por seus desejos de adolescente, conhece Jeyne Westerling e casa-se com ela. Assim que fica sabendo disso, lorde Frey envia dois representantes para falar a respeito com o Rei do Norte.
Como pedido de desculpas, Robb convence seu tio a casar com uma das garotas Frey e tudo parece ter saído às mil maravilhas... Só que, na festa de casamento, o filho-da-puta Walder Frey põe sua vingança em ação. Primeiro, as portas do salão se fecham e começa a tocar As Chuvas de Castamere. Logo, começa uma série de golpes de espadas que pegam o exército Stark desprevenido. Robb é friamente assassinado e Catelyn Stark têm sua garganta rasgada. E fim...
Ou não... Temos o epílogo!
Mas antes, o último capítulo da Sansa e também do livro. A cena em que o Mindinho empurra Lysa Tully do Portão da Lua é muito digna e encerra com chave de ouro um ciclo.
A Tormenta de Espadas é o fim do primeiro ato e muita coisa é explicada nesse livro. Daqui para frente, começa um novo ciclo, um ciclo que já vai se encaminhando para o final tão esperado d'As Crônicas.
Por fim, o epílogo perfeito do livro. Começa com um Frey e parece ser algo chato e tedioso no início, mas num avançar de páginas nos batemos de frente com Senhora Coração de Pedra, uma mulher que não fala porque teve sua garganta cortada, mas que traz ódio e sede de vingança dentro de si. Isso mesmo, Catelyns Stark foi ressuscitada por Thoros de Myr e voltou a vida pronta a vingar a tragédia que se abateu em sua família.

Pronto, se alguém leu até aqui, espero que você tenha gostado e que também tenha partilhado dos mesmos sentimentos que eu! *----*

Nenhum comentário:

Postar um comentário