terça-feira, 30 de setembro de 2014

Persépolis: A história de uma menina rebelde

Durante todo o meu ensino médio eu via Persépolis na biblioteca da escola, mas nunca peguei o livro. Então, vi o mesmo na biblioteca da faculdade e decidi: Preciso ler! Agora, não me arrependo da decisão. Persépolis é com certeza, uma das minhas graphic novels favoritas!
Ele conta a história de Marjane Satrapi, autora do livro, ou apenas Marji, uma menina com mente aberta, criada por pais também modernos, em um país conservador onde todos são preconceituosos. E pior, em meio a uma guerra.
Marji nasceu em Irã e tinha apenas dez anos quando se viu obrigada a usar o véu islâmico e a estudar numa sala de aula só de meninas.
Ela assistiu ao início da revolução que lançou o Irã nas trevas do regime xiita. Presenciou os horrores da guerra e viu amigos morrendo.
Aos 14 anos foi enviada pelos pais para morar e estudar na Áustria, onde poderia "crescer em segurança". Chegando lá ela conhece novos e alarmantes conceitos de diferença social.
A jovem fica encantada com a liberdade de viver em um país capitalista, podendo usar as roupas que preferir e ouvir as músicas que gostar. No entanto, ela passa a enfrentar o preconceito dos europeus em relação a seu nascimento iraniano, a saudade dos pais, e o sentimento de culpa por ter abandonado seus amigos e parentes na guerra. Com isso, Marji se entrega a um processo de autodestruição, se envolvendo até mesmo com drogas.
Acompanhar a vida de uma menina, que no começo dos quadrinhos conversava com Deus e queria ser profeta, até ela se tornar uma mulher forte e combatente, foi emocionante. Sentir todas as dores, a angustia, os amores de Marji, se apaixonar por ela, rir várias vezes, odiar o regime... Persépolis é espetacular! Super recomendo!

Um comentário: