sábado, 13 de setembro de 2014

"The Mockingjay is alive" - A Esperança

Recentemente eu enfim li o último/mais bonito/melhor livro da trilogia Jogos Vorazes, A Esperança. Eu tinha lido os dois primeiro em novembro do ano passado, próximo ao lançamento do filme Em Chamas. Então, quase um ano depois, consegui pegar o terceiro livro.
Não tenho resenha no blog dos primeiros livros, então irei dar uma breve sinopse da trilogia antes da minha opinião.
Imagine que o mundo passou por uma guerra devastadora, e todos os sobreviventes foram locados em distritos e na Capital. Cada distrito é responsável por um setor da economia, e todo o lucro vai para o povo rico da Capital. Certa vez, houve uma rebelião, só que ela foi contida. Como punição para isso, todo ano os distritos têm que enviar dois tributos entre 12 e 18 anos, para a arena, onde precisam matar uns aos outros até que só sobre um.
Katniss Everdeen, moradora do distrito 12, se oferece como tributo no lugar de Prim, sua irmã menor. Ao lado de Peeta, é enviada para a 74° edição dos Jogos Vorazes. E aí começa a ação de verdade...
Bem, para quem ainda não leu os dois primeiros livros/assistiu os dois filmes, abaixo vai haver spoilers. Então continue por sua conta.

Com o distrito 12 destruído, Katniss foi enviada ao distrito 13, que todos julgavam extinto. Ali, é forçada é conviver com várias regras, com lideres odiáveis e com o que sobrou de ambos os distritos.
Ela decide continuar com o posto de Tordo, sendo o símbolo da revolução que estava cada vez maior. Vários distritos estavam em vantagem, e apenas alguns permaneciam inabaláveis.
Katniss e alguns outros personagens começam a fazer a sua propaganda, espalhando por Panem a sua mensagem: O Tordo está vivo! Beetee havia encontrado uma forma de invadir as transmissões da Capital, sendo assim muito mais eficaz. Com o tempo, o grupo de Katniss parte em missões em outros distritos.
Bem, eu não consegui fazer uma sinopse decente, mas a minha opinião é a seguinte: Esse livro é incrível! Particularmente eu amei do começo ao quase fim. Embora todos os meus amigos falassem que a primeira parte do livro era chata, eu não achei. Gostei pra caramba do visual do distrito 13 e dos personagens novos, sendo Cressida e Coin as minhas favoritas do livro. Mas aqui, aprendi a gostar ainda mais do Gale, do Plutarch e riam de mim do gato Buttercup.
Katniss, Peeta, Finnick e Johanna, os "bichões" de Em Chamas, não estão em sua melhor performance nesse livro, mas perdoo.
Detalhe: Esteja preparado para muitas mortes! Incluindo de personagens amados, odiados, e até daqueles que nunca suspeitávamos que iriam morrer...
Suzanne Collins é uma ótima escritora, e Jogos Vorazes se tornou a minha trilogia favorita, mas tenho que dizer, ela não soube fazer um bom final. Sinto muito aos que gostaram, mas A Esperança teve um final "meio bosta".
Então, é isso... Quem aí vai ver A Esperança Parte Um no cinema? o/ :)

2 comentários:

  1. Me sinto menos estranha ao saber que não sou a única que não gosta do final do livro. o livro é muito bom, mas o final.... :(
    Aguardando ansiosamente para ganhar o meu exemplar de A Esperança e sim, estarei no cinema para ver o distrito 13. :P
    Bjoooos

    ResponderExcluir
  2. Me sinto menos estranha ao saber que não sou a única que não gosta do final do livro. o livro é muito bom, mas o final.... :(
    Aguardando ansiosamente para ganhar o meu exemplar de A Esperança e sim, estarei no cinema para ver o distrito 13. :P
    Bjoooos

    ResponderExcluir