segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O Menino Prodígio do Crime

Artemis Fowl é o nome de uma série com vários livros cujo protagonista é o anti herói Artemis Fowl, um menino gênio de 12 anos de idade com tendências criminosas.
Tudo começa com o livro O Menino Prodígio do Crime (só li esse até agora), onde instigado por um lenda que acredita ser verdade, Artemis vai em busca de descobrir e roubar o ouro das fadas.
Calma! Isso não tem nada a ver com contos de fadas, passeio pelo arco-íris ou fadinhas reluzentes com asinhas de borboletas soltando purpurina.
Confesso que também torci o nariz ao ouvir "fadas". Mas as fadas de Artemis Fowl são um povo que vive no subterrâneo, escondidos dos humanos (ou Povo da Lama, como costumam nos chamar). Elas são criaturas muito parecidas conosco, só que baixinhas like a Hobbits, e com tecnologia mega avançada. E as asas que usam são mecânicas.
O pai de Artemis está desaparecido e sua mãe desde então vive reclusa em seu quarto, estando o menino por conta próprio. Seu guarda-costas Butler, um homem alto e forte, é o que ele tem mais próximo de um "responsável".
Holly Short divide com Artemis o posto de personagens principais do livro. Ela é um elfo, capitã da LEPrecon, a polícia de elite das fadas, mas especificamente do esquadrão de reconhecimento.
Tudo começa quando Artemis consegue roubar o Livro das Fadas e desvenda seu alfabeto. Então ele bola um plano para roubar o ouro das fadas, uma fortuna incomensurável e muito bem guardada. Acaba sequestrando Holly Short.
Artemis Fowl é um livro bom, mas não dou cinco estrelas... talvez quatro, só por causa do final e do primeiro capítulo. O começo é espetacular e nos faz querer ler, mas o meio é muito chato... pensei em parar várias vezes. Ok, Artemis é meu terceiro gênio favorito (atrás apenas de Annabeth e Robert Langdon) e o livro é cheio de cenas divertidas, mas não consegui gostar tanto assim. Mas o final... genial! Os últimos capítulos salvaram o livro e fizeram a leitura ter valido a pena.
Agora me sinto curioso pelo resto da saga e espero que ela melhore muito daqui para frente! Apesar de tudo, recomendo a leitura. Tire suas próprias conclusões!

2 comentários:

  1. Quanto mais você lê sobre Artemis descobri coisas novas. Eu tava relendo a série pela segunda vez e descobri que inicialmente era uma trilogia. Com o passar dos livros o desenvolvimento de personagens fica melhor e a escrita de Eoin fica espetacular. Quando você chegar no 8 livro quero só ver como você vai ficar. #SaudadesArtemis

    ResponderExcluir
  2. É impossível não se apaixonar pelos personagens no decorrer da série. Ainda mais quando você acha que não se apegou tanto assim e algo terrível acontece com um deles. Seu conceito de magia vai mudar. E você será surpreendido por um anti-heroi, uma capitã da LEP, um anão escavador e claro não posso me esquecer do fiel guarda-costas/amigo Batler (e quem sabe, o que mais próximo de um pai que vemos).

    ResponderExcluir