segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Um livro Extraordinário

"Não precisamos dos olhos para amar certo? Apenas sentimos dentro de nós. É só amor. E ninguém se esquece de quem ama."

August Pullman nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma grave deformidade facial, que resultou em diversas cirurgias e complicações médicas em sua infância, e por isso Auggie, como é chamado, nunca frequentou uma escola.
Mas agora, em época de entrar no quinto ano, seus pais decidiram que estava na hora. Todos sabem que será muito difícil para Auggie enfrentar os olhares tortos dos outros alunos, que não estão acostumados ao seu rosto, mas entendem que ir à escola irá prepará-lo melhor para a vida real.
Após ser convencido de estudar em uma escola como qualquer outro, Auggie ver que agora tem uma missão: convencer todos os outros de que ele é uma criança normal.
Assim que conhece a escola Auggie é recepcionado por três alunos, convidados pelo diretor da escola para darem as boas-vindas. E cada uma destas crianças reage diferente à sua deformidade. Julian, parece o mais simpático de início, mas acaba sendo preconceituoso e irritante. Charlotte é uma menina inteligente e divertida, mas nem ela consegue ser natural com ele. E Jack Will, de cara não é muito amigável, mas é quem mais se aproxima de Auggie.
Fora eles, conhecemos alguns outros alunos, mas a que mais gostei foi Summer, uma menina apaixonante que é a única aluna da escola a tratar logo no início nosso protagonista como alguém normal.
Acompanhamos também um pouco da história de Via, irmã mais velha de August. Ela acaba de entrar para o Ensino Médio, numa escola onde suas antigas amigas agora tem outras preferencias e acabam se afastando dela. Via ver nisso a oportunidade de construir uma vida nova e melhor. Eu a amo!
Narrado pelo ponto de vista de Auggie e de algumas pessoas que estão ao seu redor, Extraordinário é um livro espetacular, que mostra o impacto que um menino, que levado apenas pela gentileza, tem sobre toda uma comunidade... São relatos comoventes e extraordinariamente positivos. Coisas para levar para a vida!
Dividido entre cenas emocionantes e momentos muito engraçados, Extraordinário entrou para a minha lista de favoritos no comecinho do livro. Eu amei essa leitura com todas as forças. Assim que vi a capa do livro (no meu caso foi a capa azul) pela primeira vez eu me apaixonei por ele e decidi que precisava ler... E quando enfim comprei o livro, li em três dias. Poderia ter lido muito mais rápido já que os capítulos são bem pequenos e sua leitura é muito fluida. Mas li num ritmo razoável para aproveitar melhor os momentos... Em alguns eu precisei fechar o livro e me distrair, para não chorar...
Agora ele entrou para um seleto grupo de livros que chamo de "livros que todo mundo devia ler", onde estão apenas Os 13 Porquês e Perdão, Leonard Peacock. Enfim, eu super recomendo esse livro para todas as pessoas! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário