sábado, 10 de janeiro de 2015

Brás Cubas do século XXI

A primeira resenha de 2015 não podia ser diferente.
Diário Póstumo de Charlotte merece todos os créditos de meu segundo livro de romance favorito. Sim, atrás apenas de A Culpa É das Estrelas (e não, não sou fã modinha do João Verde).
Confesso que quando conheci o livro, o que me chamou a atenção foi a capa (afinal, olhem só que beleza de capa!) e o fato de o escritor, Jairo Sarfati, ser um jovem do meu estado, Ceará.
Comprei Charlotte na Bienal do Ceará, em dezembro, e passei algumas semanas nas primeiras páginas, enrolando a leitura... Tinha planos de lê-lo antes do fim do ano, mas não consegui. Estava empenhado em outras leituras.
Mas, foi só dedicar-me inteiramente ao livro, que o li muito rapidamente.
Diário Póstumo de Charlotte conta a história de uma garota humilde e fora dos padrões estéticos, que mora em um bairro pobre de Londres mas estuda numa escola de ricos através de uma bolsa.
Sem amigos, Charlotte conta apenas com seu diário, onde desabafa tudo o que sente... Até um aluno novo chegar na escola. Victor era tudo o que Charlie admirava em um rapaz e logo ela percebeu-se apaixonada por ele.
Mas acontece algo que interrompe sua vida repentinamente... Charlie morre em um acidente logo no começo do livro (e por isso sua morte não é nenhum spoiler!).
Como sua morte não estava nos planos do destino, a alma da menina reencarna no corpo de uma garota linda e muito rica, o que faz com que sua segunda vida seja totalmente diferente da primeira.
E assim, Charlotte, agora no corpo de Sophia, tem que reconquistar o triste e em luto Victor, além de realizar outras missões.
Com personagens apaixonantes (leia-se Nina) e alguns de "dar nos nervos" (o anjo), o livro é repleto de cenas amáveis, cômicas, tristes e emocionantes. Jairo Sarfati me proporcionou durante a leitura uma enorme quantidade de sentimentos...
E sobre o final <3 Li as últimas páginas com o coração apertado, olhos chorosos e vontade de não acabar... Fazia tempo que não tinha essa reação em uma leitura, e gostei muito de experimentá-la nesse livro.
Dei as merecidas cinco estrelas no skoob e já cliquei em "favoritos"! Super recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário